terça-feira, 17 de maio de 2011

Comentário do texto: “Por aqui não há mais caminho”


GUTIÉRREZ, Gustavo. Beber em seu próprio poço: No itinerário espiritual de um povo. São Paulo: Loyola, 2000.

Gustavo Gutiérrez no seu texto “Por aqui não há mais caminho,” nos fala do segmento a Jesus Cristo a partir do encontro, encontro este que nasce de uma amizade “cuja iniciativa pertence ao Senhor e constitui o ponto de partida de um caminhar” em liberdade. “Caminhar interpretado por São João da Cruz na subida do monte Carmelo: ‘Por aqui não há mais caminho, pois para o justo não há lei’”.

O encontro com Jesus marcou a vida dos dois discípulos de João e também marca a nossa vida, impulsionando-nos para um compromisso com a missão de testemunhar o amor de Cristo aos demais. Um amor que nos liberta e nos faz viver segundo o Espírito. O autor fala que “para dar testemunho da vida é preciso passar pela morte. Essa experiência, que marca a situação latino-americana hoje, é sem dúvida uma conseqüência do encontro e do reconhecimento de Jesus como o messias”.

Segundo Gutiérrez, “não podemos dar uma resposta teórica ou meramente teológica à pergunta: “quem dizeis que eu sou?”. Quem responde a essa pergunta é nossa existência inteira, nossa inserção histórica, nossa maneira de viver o evangelho. A afirmação de Pedro – “tu és o Cristo” – é fundamental. Porém, a exigência é que se faça desse reconhecimento o sentido de nossa vida, aceitando todas as suas conseqüências, por mais duras que sejam”.

A espiritualidade nos conduz a liberdade que deve ser posta ao serviço dos irmãos. Isso implica um processo, uma busca que só será realizado após uma longa caminhada. Para o autor “a busca de Deus é, na verdade, o sentido definitivo de toda espiritualidade”. Gutiérrez afirma que “na raiz de toda espiritualidade existe uma experiência determinada, feita por pessoas concretas que vivem um tempo bem preciso. Experiência pessoal e, simultaneamente, comunicável aos outros”. Essa espiritualidade está fundamentada no caminhar sob o domínio do Espírito que nos liberta de tudo o que nos atrapalha de servir a Deus e ao irmão. Nesse sentido “o caminho espiritual é permanente liberdade criadora sob a ação do Espírito”. É um caminho que tem como finalidade o serviço a Deus e aos demais. Tudo isso se fundamenta no encontro com o Senhor que nos dá liberdade para amar e servir o nosso semelhante.

Nenhum comentário: